¡VOLVIMOS!
Visitenos en nuestra nueva dirección web
FENIX-news Desde 1992

Assembleia Anual da VI Zona da Confederação Maçónica Interamericana em Lisboa

No corrente mês de setembro, realiza-se, em Lisboa, a Assembleia Anual da VI Zona da Confederação Maçónica Interamericana, que a GLLP/GLRP integra.

O tema escolhido para debate nesta sessão é MAÇONARIA E AMBIENTE.

Modernidade não é substituir o antigo pelo novo. É adicionar o novo ao antigo.

A Maçonaria, herdeira das tradições dos construtores de catedrais da Idade Média, soube, no século das Luzes, reinventar-se, evoluir para a sua atual forma de Maçonaria Especulativa, assumindo a modernidade do Iluminismo sem deixar cair o acervo das tradições, da ética, dos costumes, dos maçons operativos.

Neste dealbar de novo século e milénio, no findar da sua primeira década, importa refletir sobre o papel da Maçonaria num Mundo que evolui e se transforma a um ritmo nunca dantes visto, com um avanço tecnológico ímpar na História da Humanidade, mas também com riscos e desequilíbrios de uma dimensão global, também novos, em tão ampla escala.

Importa refletir sobre a melhor forma de bem utilizar as Novas Tecnologias de Informação. Importa refletir soube como integrar os novos conhecimentos, os avanços científicos, as evoluções sociais no paradigma maçónico. Importa refletir sobre o papel, o interesse, a contribuição da Maçonaria nas sociedades de hoje e do amanhã. Importa refletir, em suma, sobre como adicionar o novo ao antigo.

É esta reflexão que, neste corrente mês de setembro, os maçons de Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Perú e Uruguai vão realizar em conjunto.

COMICs