¡VOLVIMOS!
Visitenos en nuestra nueva dirección web
FENIX-news Desde 1992

CARGOS DE UMA LOJA DO RITO DE YORK

1. Cargos de uma Loja do Rito de York: Podemos organizar os Cargos de uma Loja do Rito de York em três grupos:

1.1. Cargos de Direção:
- Venerável Mestre
- 1º. Vigilante
- 2º. Vigilante

1.2. Cargos Administrativos:
- Secretário
- Tesoureiro
- Historiador

1.3. Cargos Litúrgicos:
- Past-Master
- 1º. Diácono
- 2º. Diácono
- Capelão
- Guarda Externo
- Guarda Interno
- Diretor de Cerimônias
- Hospitaleiro
- Organista
- Diretor de Banquete

2. Critérios de Escolha: A escolha dos cargos numa Loja de York obedece os seguintes critérios:
2.1. Cargos Eletivos: Apenas três cargos são eletivos: Venerável Mestre, Tesoureiro e Guarda Externo, pois atendem a funções específicas na Loja.
  • Venerável Mestre: preside e dirige a Loja, representando-a dentro e fora da Instituição.
  • Tesoureiro: responsável pela arrecadação e contabilidade, assumindo junto com o V.:M.: também a responsabilidade pelo débitos junto ao numerário da Loja.
  • Guarda Externo: é o Diretor de Patrimônio da Loja, sendo responsável pelo controle deste junto aos Irmãos.

2.2. Cargos de Escolha do V.:M.: Todos os demais cargos são de livre escolha do V.:M.: eleito, que os nomeará no dia da cerimônia de posse. A tradição do Rito de York procura obedecer a uma seqüência administrativo-litúrgica.

3. Seqüência Administrativo-Litúrgica: Podemos considerar um dos pontos mais importantes que diferencia o Rito de York dos demais ritos. É importante observar que a Maçonaria é uma Instituição Universal e todos os ritos são importantes. No Rito de York, a seqüência administrativo-litúrgica permite a todos os irmãos a gradual evolução pessoal, de estudo e maçônica.

Os passos da seqüência são os seguintes:
  • Após chegar a M.:M.: o irmão está apto a assumir um dos Cargos Administrativos básicos: Secretário ou Tesoureiro. Nessa posição aprenderá como funciona uma Loja e como se relaciona com a G.:L.:M.:E.:R.:J.: ao qual estamos jurisdicionados.
  • Com o conhecimento administrativo, o irmão está apto a assumir um dos Cargos Litúrgicos básicos, começando pelo 2º. Diácono e chegando a 1º. Diácono. Os Diáconos são responsáveis pela liturgia da Iniciação (1º. Diácono), Passagem e Elevação (2º. Diácono).
  • Com o conhecimento litúrgico, o irmão está apto a assumir um dos cargos de Direção, começando pelo 2º. Vig.: e 1º. Vig.: . Após anos de estudo e experiência chega-se ao Cargo de V.:M.:
  • Após chegar a V.:M.: o próximo cargo é de Past-Master, fundamental no Rito de York, pois sem a sua presença não é possível abrir os trabalhos. O Past-Master geralmente torna-se Capelão na gestão seguinte, responsável pelas preces ao G.:A.:D.:U.: . Finalmente, após Capelão atinge-se a função de Guarda Externo, considerado um maçom completo, capaz de receber visitantes, impedir a entrada de intrusos e profanos à Maçonaria, preparar os neófitos na Iniciação e os Irmãos na Passagem e Elevação.

Os demais cargos são de livre escolha do V.:M.: que irá ocupá-los com os M.:M.: e M.:I.: adequados para as funções.

Conclusão:

Na Maçonaria todos os cargos são importantes e dependem da força de vontade e da responsabilidade que cada maçom exerça a sua função. É fundamental a assiduidade e o estudo do ritual para que possamos evoluir pessoal e maçonicamente, podendo ascender a Escada de Jacó.

(Fonte: A VOZ DO ESCRIBA, No. 2, autoria do Ir.: Fernando Paiva)

COMICs