¡VOLVIMOS!
Visitenos en nuestra nueva dirección web
FENIX-news Desde 1992

Encontro inédito em Bruxelas Maçonaria europeia recebida por Durão Barroso

FENIXnews, Portugal - EUROPA. António Reis, Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa será recebido esta tarde em Bruxelas, juntamente com os Grão Mestres de diversas obediências maçónicas do continente, pelo Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

O objectivo deste encontro inédito - é a primeira vez que um Presidente da Comissão Europeia recebe uma delegação da maçonaria europeia - é abordar o tema da laicidade face a declarações que Durão Barroso terá feito na III Assembleia Ecuménica Europeia realizada recentemente na Roménia.

“Nessa altura, na sua intervenção, o Presidente da Comissão Europeia sublinhou a importância da mensagem das religiões na relação entre política e ética e, de forma indirecta, de alguma maneira identificou os valores europeus com os valores cristãos” - esclareceu o Grão Mestre António Reis.

“Queremos sublinhar que uma referência deste tipo põe em causa a pluralidade de religiões que existem hoje no espaço europeu; não considera o facto de uma parte importante da população da União Europeia não se reclamar de nenhuma religião; e ignora que a ética não tem de se alicerçar em valores religiosos” - disse ainda o Grão Mestre do Oriente Lusitano.

Além disso, acrescentou, esta delegação maçónica europeia quer “reafirmar o princípio da laicidade na esfera pública como garante da paz civil e sublinhar também a necessidade de uma Europa laica respeitadora das concepções metafísicas de cada um”.

As organizações maçónicas vão, segundo o Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano citado pela Lusa, exprimir as suas “preocupações” como representantes de organizações “que sempre defenderam o valor da laicidade” e “ouvir as justificações que Durão Barroso tiver a comunicar”.

“Pensamos que o representante da Comissão Europeia não pode, por ele próprio, infringir os princípios da laicidade, que são reconhecidos pela Constituição da maioria dos Estados europeus”, frisou António Reis, que fez ainda questão de sublinhar que na reunião de hoje “também serão falados outros assuntos”.

Questionado pela Lusa sobre se a reunião representa uma maior abertura da maçonaria europeia, o responsável lembrou que cada uma das organizações que participam no encontro “já há muito tempo seguem uma política de abertura para com a sociedade”, sendo que as suas intervenções sobre “questões políticas e sociais são conhecidas, especialmente na França”.

Porém, o Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano salientou o facto de isto ser feito pela primeira vez “a nível europeu”.

“Isto é novo. As organizações maçónicas pretendem ter uma estratégia comum e tornar-se interlocutores das próprias instituições europeias, ou seja, agir em conjunto junto dessas mesmas instituições”, afirmou.

A delegação da maçonaria europeia que vai reunir com Durão Barroso integra, além de António Reis, o Grão Mestre do Grande Oriente francês, a GM da Ordem Internacional dos Direitos Humanos (mista) e a GM da Grande Loja Feminina de França.

© Grande Oriente Lusitano

COMICs